Serviço Cooperativo de Acesso
a Documentos (SCAD)

É um serviço cooperativo que permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento, disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e do exterior. 

Tipos de documentos solicitados: artigos de periódicos, capítulos de livros, dissertações, teses e anais de congressos não pertencentes ao acervo do Sistema de Bibliotecas da UFPR, exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei de Direitos Autorais. 

A UFPR oferece à comunidade universitária o serviço de comutação bibliográfica SCAD.

O SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos) é um serviço de fornecimento de documentos especializado em ciências da saúde e atuante na América Latina e Caribe, tendo por objetivo prover acesso a documentos exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente os direitos de autor. Este serviço é coordenado pela BIREME com a cooperação das bibliotecas integrantes da rede BVS.

Para ter acesso ao (SCAD), o usuário deve se inscrever no próprio site do SCAD, e manter quitadas todas as cobranças (taxa de inscrição e pedidos de documentos atendidos). Não há cobrança de anuidade ou mensalidade.

Para acessar o site do SCAD, clique aqui;

Para inscrever-se no SCAD, clique aqui; e

Para acessar a tabela de preços do SCAD, clique aqui.

  • Download do formulário de solicitação de documentos para SCAD, clique aqui.

Forma de pagamento do SCAD:
A forma de pagamento dos pedidos solicitados via biblioteca será por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). A biblioteca enviará a guia para usuário, este deverá providenciar o pagamento na rede bancária e enviar o comprovante de pagamento para a biblioteca.

Para gerar a GRU acesse:
https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

Para maiores informações sobre o funcionamento do SCAD, procure a biblioteca do seu curso.