International Standard Serial Number
ISSN

 

O SiBi/UFPR não faz o pedido de atribuição do ISSN, entretanto, podemos esclarecer possíveis dúvidas.
Se necessário, procure o Setor de Referência e Informação da Biblioteca do SiBi/UFPR que atende ao seu curso.

O que é o ISSN?
O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pela ISO 3297.
Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista), seja qual for o idioma ou suporte físico utilizado (impresso, online, CD-ROM e demais mídias).
O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783.

É obrigatório atribuir ISSN às publicações seriadas?
O uso do ISSN não é obrigatório, entretanto como único identificador de padrão internacional, confere vantagens ao editor uma vez que ele possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle da publicação seriada nas etapas da cadeia produtiva editorial. 

Porque atribuir o ISSN a uma publicação seriada?
Entre as editoras, por exemplo, seu uso facilita a identificação rápida e precisa de suas publicações, o que possibilita uma verificação eficaz e simples no intercâmbio eletrônico de informações. Para livrarias, distribuidoras, agências de assinaturas, varejo automatizado, bancas de jornal, o uso do ISSN agiliza a administração dos serviços de vendas e controle de estoque desses estabelecimentos.
Para os serviços institucionais, como depósito legal, bases de dados e bibliotecas, a aplicação do ISSN auxilia no controle da produção editorial do país, promove a identificação de títulos, a recuperação e transmissão de dados, além de melhorar a organização de acervos, os empréstimos entre bibliotecas, os serviços de indexação e resumos, os serviços de aquisição bibliográficos e a comutação bibliográfica. Nos catálogos coletivos nacionais e regionais, o ISSN facilita as operações de identificação, localização de títulos, transferência de dados e fusão de acervos.

Se eu tenho uma mesma publicação em formato impresso e eletrônico, posso usar o mesmo ISSN?
Não. É preciso solicitar um número de ISSN para cada tipo de suporte da publicação seriada (impresso, eletrônico, CDROM, etc...). Por exemplo:
                    Revista da Faculdade de Direito da UFPR
                    ISSN Impresso: 0104-3315
                    ISSN Eletrônico: 2236-7284 

Como solicitar o ISSN?
O ISSN será atribuído mediante solicitação e envio da documentação necessária ao Centro Brasileiro do ISSN, juntamente com o comprovante do pagamento da taxa administrativa correspondente.
Toda solicitação de ISSN deverá vir acompanhada do Formulário de solicitação do código ISSN devidamente preenchido; da documentação solicitada conforme o tipo de publicação (impressa, CD-ROM, on-line); da cópia do comprovante das taxas administrativas - pagamento (GRU).

Onde devo solicitar o ISSN?
O ISSN deverá ser solicitado ao Centro Brasileiro do ISSN no seguinte endereço: Centro Brasileiro do ISSN/IBICT - SAS Quadra 5-Lote 6-Bloco “H” – 4º andar, sala 400. CEP: 70.070-912 - Brasília – DF.

Em caso de dúvidas com as questões referentes ao ISSN, quem devo procurar?
A equipe responsável pelo ISSN no IBICT está a disposição para esclarecer dúvidas. Seguem os contatos:
                    2ª, 4ª e 6ª (14h às 16h) e 3ª e 5ª (10h às 12h).
                    Telefones: (+55 61) 3217-6258.
                    E-mail ISSN: cbissn@ibict.br

Fonte: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.