Programa de Gestão
do Conhecimento (PGC)

O Programa de Gestão do Conhecimento (PGC) se apresenta para consolidar e fortalecer o Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como um todo.

Consolidar no sentido de estabelecer políticas e diretrizes imparciais, não apenas como apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, mas também na qualificação e motivação de seus servidores, no acesso aos seus recursos intangíveis, na padronização de suas ações, e no gerenciamento eficaz de seus processos e rotinas. Fortalecer no sentido de aplicar suas políticas e diretrizes uniformemente, compartilhar a eficiência atingida, envolver seus servidores na aplicação das ações e no gerenciamento dos processos e rotinas.  

Promover um ambiente propício ao compartilhamento de informação e conhecimento entre os servidores do SiBi, que possa estruturar e compartilhar os processos, metodologias e resultados de serviços técnico-administrativos, abrindo espaço para novas ideias e conceitos na organização e que potencialize seus recursos intangíveis, que fomente a produção e compartilhamento do conhecimento, integrando as unidades geograficamente dispersas. 

O comprometimento com as ações e com sua aplicação trás credibilidade e reconhecimento, não só no ambiente organizacional onde está inserido o SiBi, mas também entre seus pares e sua comunidade. 

Objetivo Geral
Implantar o PGC no SiBi a partir de uma cultura organizacional voltada ao compartilhamento da informação e do conhecimento, tendo como sua principal ferramenta o Portal Corporativo.

Objetivos Específicos
    - Promover cursos sobre gestão do conhecimento, da informação e de documentos enfatizando a importância do capital intelectual nas organizações e seu compartilhamento; cursos que supram as necessidades de informação e capacitação entre os servidores do SiBi;
    - Identificar o capital intelectual, as atividades e as necessidades de informação entre os servidores do SiBi;
    - Montar o mapa do conhecimento do SiBi;
    - Padronizar rotinas de documentação e registro dos procedimentos técnico-administrativos do SiBi;
    - Padronizar rotinas de documentação e registro de atividades técnico-científicas das quais tenham participado servidores do SiBi;
    - Estabelecer a gestão de documentos administrativos do SiBi;
    - Estabelecer a gestão da informação do SiBi;
    - Identificar ferramentas colaborativas que possam ser úteis à integração dos servidores do SiBi; e
    - Promover o uso das ferramentas colaborativas dentro do SiBi.

QUALQUER DÚVIDA ENVIAR E-MAIL PARA
PGC@UFPR.BR.