Entrega de Teses e Dissertações

O acervo da Coleção Memória UFPR localiza-se na Biblioteca Central do SiBi e tem por objetivo reunir, preservar e divulgar os documentos históricos e as produções científicas da UFPR, desde sua fundação até os dias atuais.

Para garantir o desenvolvimento desta Coleção, todo aluno que conclui curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na UFPR necessita efetuar o depósito legal de seu trabalho de conclusão (dissertação ou tese), conforme RESOLUÇÃO Nº 65/09-CEPE e PORTARIA CAPES Nº 13/06.

Abaixo seguem as instruções para entrega de produção científica na Biblioteca Central do SiBi/UFPR.

 PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DA UFPR
TESES E DISSERTAÇÕES

Para efetuar o depósito legal deverão ser entregues:

  • 2 cópias impressas, preferencialmente encadernadas em brochura (cada qual com o parecer/ata/termo de aprovação, devidamente assinados pelos membros da banca examinadora, inclusos nas obras); e

  • 1 cópia digital da obra, idêntica à cópia impressa, em um arquivo único, no formato PDF (com conteúdo legível/pesquisável), para transferência de arquivo. A mídia (CD, pen drive,...) é devolvida ao usuário.

As dissertações e teses deverão ser formatadas de acordo com a Manual de Normalização de Documentos Científicos da UFPR publicadas pela Editora da UFPR.

As dissertações e teses que possuem capítulos apresentados na forma de artigo deverão seguir o Manual de Normalização de Documentos Científicos da UFPR com relação aos elementos externos e pré/pró-textuais, sendo obrigatório a apresentação de resumo geral da obra na língua vernácula (português), na língua estrangeira e referências finais.

Após o Depósito Legal da obra, as correções dos elementos textuais e pós-textuais serão feitas somente por meio de errata, sendo também necessário o preenchimento do documento Solicitação de Inclusão de Errata. A entrega do documento e da errata deverá ser feita na Biblioteca Central da UFPR. Para verificar o modelo de errata, clique aqui.

Caso o pós-graduando tenha algum impedimento para divulgação de seu trabalho impresso e/ou digital deverá preencher o formulário (acesse aqui) e oficializar com o Departamento do seu curso, conforme orientações no documento. A entrega deste documento deverá ser feita na Biblioteca Central e não elimina a necessidade de depósito da obra impressa e em meio digital.

DEPÓSITO LEGAL PARA NOMEAÇÃO
 DE PROFESSOR EFETIVO

1) Candidato que tenha defendido na UFPR e já fez o depósito na Biblioteca Central deve solicitar segunda via do recibo.

2) Candidato que tenha defendido na UFPR e ainda não fez o depósito na Biblioteca Central deve entregar:

  • 2 cópias impressas, preferencialmente encadernadas em brochura (cada qual com o parecer/ata/termo de aprovação, devidamente assinados pelos membros da banca examinadora, inclusos nas obras); e

  • 1 cópia digital da obra, idêntica à cópia impressa, em um arquivo único, no formato PDF (com conteúdo legível/pesquisável), para transferência de arquivo. A mídia (CD, pen drive,...) é devolvida ao usuário.

É imprescindível que a tese/dissertação tenha o termo, ata ou parecer de aprovação assinado pela banca

3) Candidato que tenha defendido em outra instituição deve entregar:

  • 1 cópia da tese/dissertação impressa para o depósito na Biblioteca Central da UFPR idêntica à que foi entregue na instituição onde foi concluído o mestrado/doutorado;

É imprescindível que a tese/dissertação tenha o termo, ata ou parecer de aprovação assinado pela banca.

Se o candidato desejar que a biblioteca de sua área possua uma cópia de seu trabalho para circulação, deverá entregar mais 1 cópia impressa.

SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DO
RECIBO DE DEPÓSITO LEGAL

Para solicitar a 2ª via do Recibo de Depósito Legal é necessário enviar para o e-mail memoria@ufpr.br o nome do autor e o título do trabalho.

ATENÇÃO

O Recibo de Depósito Legal será feito somente mediante a apresentação dos itens acima relacionados e será repassado ao usuários apenas em via digital, devido ao corte nos gastos de impressão solicitados no Memorando Circular nº 325/2015-PRA.

A Biblioteca Central do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná não emite mais Recibo de Depósito Legal de Teses/Dissertações para a progressão de docentes desde que foram aprovadas, em 25 de novembro de 2015, pelo Conselho de Planejamento e Administração as alterações/atualizações em todos os formulários da Comissão Permanente de Pessoal Docente, conforme extrato da página n.º 64 do Processo 23075:073890/2015-95:

A Biblioteca Central do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná não emite mais Recibo de Depósito Legal de Teses/Dissertações para a progressão de técnico-administrativos desde que foram aprovadas, em 25 de novembro de 2015, pelo Conselho de Planejamento e Administração as alterações na RESOLUÇÃO Nº 11/12-COPLAD e na RESOLUÇÃO Nº 17/04-COPLAD, conforme RESOLUÇÃO Nº 29/15-COPLAD.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Coleção Memória UFPR (MUFPR) na Biblioteca Central, através do endereço/contato:

Coleção Memória UFPR / Biblioteca Central
Rua General Carneiro, nº 370 – Centro – Curitiba/PR.
Telefone: (41) 3360-5237
e-mail: memoria@ufpr.br