International Standart Book Number


O que é o ISBN?

O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a circulação e comercialização das obras.
Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.

Tutorial: Solicitação de ISBN no âmbito da UFPR

Esse tutorial se destina a fornecer orientações quanto à abertura de processos no SEI para a solicitação do número de ISBN no âmbito da UFPR. Esse serviço é realizado pelo Sistema de Bibliotecas, exclusivamente para as unidades da UFPR. O número de ISBN é emitido pela Câmara Brasileira do Livro sob um custo por serviço solicitado, cujo pagamento via boleto bancário é de responsabilidade da unidade solicitante.

CUSTAS
ISBN: R$22,00 (vinte e dois reais) para cada tipo de suporte de documento.
CÓDIGO DE BARRAS (serviço opcional): R$ 36,00

Clique aqui para acessar o tutorial!

Maiores informações: isbn@ufpr.br

Quais publicações recebem ISBN?

Confira neste link quais publicações recebem o ISBN.

Segundo a Lei do Livro é obrigatória a utilização de ISBN, conforme segue:
Lei n° 10.753, de 30 de outubro de 2003: "Institui a Política Nacional do Livro"; Capítulo III - "Da Editoração, Distribuição e Comercialização do Livro"; Art. 6° - Na editoração do livro, é obrigatória a adoção do Número Internacional Padronizado, bem como a ficha de catalogação para publicação; Parágrafo único. O número referido no caput deste artigo constará Da quarta capa do livro impresso".

Normas para atribuição do ISBN se aplicam a:

  • A cada edição de uma publicação;
  • A cada edição em idioma diferente de uma publicação;
  • A cada um dos volumes que integram uma obra em mais de um volume e também ao conjunto completo da obra (coleção);
  • A toda reedição com mudança no conteúdo (texto) da obra;
  • A cada tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa;
  • As reimpressões fac-similares;
  • As separatas (desde que apresentem títulos e paginação próprios).

Onde devo solicitar o ISBN? (pessoas físicas e jurídicas)

As solicitações do ISBN de outras publicações (fora do âmbito da UFPR), podem ser realizadas pelos autores e/ou editores diretamente no site da Câmara Nacional do Livro, tanto no caso de pessoas físicas quanto jurídicas.
Serviço disponível no endereço: https://servicos.cbl.org.br/isbn.